terça-feira, 26 de novembro de 2024

Projeto Cultura & Cidadania realiza mostra de trabalhos em Carandaí

 Encerramento do projeto contará com apresentações dos alunos das oficinas de Dança e Teatro, além de exposição dos trabalhos da oficina de Artesanato

Programação gratuita também conta com exibição do filme Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro e do espetáculo teatral Abena

 
Foto: Divulgação

O projeto Cultura & Cidadania em Carandaí, que ao longo do ano promoveu oficinas culturais na cidade, chega ao fim com apresentações dos alunos das oficinas de teatro e dança, além de exposição das alunas da oficina de artesanato. As atividades são gratuitas e abertas ao público e ocorrerão nos dias 5 e 6 de dezembro, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelos alunos e professores durante o ano. O público poderá conhecer os resultados das oficinas que deram origem a apresentações de dança e teatro, além dos produtos artesanais de macramê, pintura em tecido e reciclagem. A programação também leva para Carandaí o filme Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro e o espetáculo teatral Abena, da Cia Bando, de Belo Horizonte.

Com a premissa de promover a cultura, de forma contínua e descentralizada, o projeto Cultura & Cidadania investe no papel da arte não só como entretenimento, mas enquanto processo educacional de transformação social. “Ao longo deste ano, vimos crianças, jovens e adultos não apenas desenvolverem habilidades artísticas, mas também crescerem como cidadãos, capazes de enxergar o valor da cultura em suas histórias e na cidade” explica Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto. “Este encerramento é uma celebração do esforço coletivo de alunos, professores e todos os envolvidos, e da alegria em compartilhar com a comunidade o talento e a dedicação de cada participante”, complementa.

O primeiro dia de atividades, quinta-feira, 5 de dezembro, será na Escola Municipal Deputado Sebastião Patrus de Sousa, a partir das 18h. A programação conta com a apresentação dos alunos da Oficina "Jogos Teatrais e Composição de Cenas", orientada pelo professor Zilvan Lima, e da Oficina "Corpo que brinca, Corpo que dança", coordenada pela professora Luciana Rodrigues.

“Crianças e adolescentes aprenderam a estar em cena e, assim, exercitaram seu estar no mundo. Aprendendo as dinâmicas do jogo de cena, aprenderam também sobre o jogo da vida. Eu tenho muito prazer em fazer parte dessas descobertas”, conta o professor Zilvan Lima.  Seguindo o intuito do projeto, as oficinas transformaram brincadeira em aprendizado, desenvolvendo o lado artístico e social das crianças, como explica Zilvan. “O projeto Cultura e Cidadania oferece a criança e adolescentes esse instante onde a ludicidade enche de cores a vida e preenche o sujeito com as habilidades e capacidade cognitiva que ela pode ensinar. Teatro a gente aprende brincando e com muita brincadeira aprendemos a respeitar o próximo, a disciplina de atuação, a trabalhar em equipe, a acolher e ser acolhido”.

Além da mostra dos alunos, haverá exposição dos trabalhos produzidos na oficina de Artesanato - Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem ministrada ao longo do ano. Após as apresentações culturais, às 19h, será exibido o filme Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro. A animação conta a história de Jack, um chef destemido que viaja pelo mundo em busca de especiarias para suas receitas, e sua participação na maior competição gastronômica do planeta. O filme, com classificação indicativa livre, tem duração de 80 minutos.

Foto: Divulgação

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, as atividades continuam na Escola Estadual Gentil Pereira Lima, no distrito de Pedra do Sino, a partir das 15h. O destaque do dia será a apresentação dos alunos da oficina de teatro "As Cenas das Infâncias", também orientada pelo professor Zilvan Lima. Em seguida, às 15h30, o público poderá assistir ao espetáculo Abena, da Cia Bando. A peça narra a história de Abena, uma princesa africana que, apesar de ser cortejada por muitos pretendentes, já tem seu coração comprometido. Com classificação livre, o espetáculo tem duração de 60 minutos.

Foto: Pablo Bernardo

Cultura & Cidadania

O projeto teve início na cidade de Barroso, em 2016 e já contemplou nove cidades da região. Toda a programação é gratuita e aberta a toda a comunidade. A iniciativa conta com o patrocínio da Cimento Tupi, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Carandaí, produção de Lais Vitral e produção local da Tecer Cultural. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente.

Serviço

05 de dezembro, quinta-feira, às 18h
Local: Escola Municipal Deputado Sebastião Patrus de Sousa (Rua Antônio Calvário, 83 - Santa Luzia)

-  Mostra de trabalhos das Oficinas "Jogos Teatrais e Composição de Cenas", orientada pelo professor Zilvan Lima e da Oficina "Corpo que brinca, Corpo que dança", coordenada pela professora Luciana Rodrigues.

-  Exposição dos trabalhos produzidos pelas alunas da oficina de Artesanato - Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem ministradas ao longo do ano.

-  Após as apresentações, às 19h, será exibido o filme Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro

6 de dezembro, sexta-feira, às 15h

Local: Escola Estadual Prefeito Gentil Pereira Lima

- Apresentação dos alunos da oficina "As Cenas das Infâncias", também orientada pelo professor Zilvan Lima.

- Em seguida, às 15h30, o público poderá assistir ao espetáculo Abena, da Cia Bando.

 

Mais informações:

Blog: http://culturaecidadaniacircula.blogspot.com/

Facebook: www.facebook.com/CulturaeCidadaniaCircula

Instagram: www.instagram.com/culturaecidadaniacircula/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Luz Comunicação - @luz.comunica

Atendimento: Wandra Araújo - imprensa@luzcomunicacao.com.br – 31-99964-5007

Coordenação: Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br – 31-99204-6367

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Programação dos últimos dias do Cultura & Cidadania Circula em Barbacena celebra o Dia da Consciência Negra com teatro, cinema e oficina

Foto: Pablo Bernardo

Até o próximo dia 22 de novembro, o Cultura & Cidadania Circula estará em Barbacena levando arte, cultura e cidadania para públicos de todas as idades. Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o samba e a cultura africana são destaque da programação. O espetáculo “Abena” e o filme “Mussum, O Filmis" estarão em cartaz nos dias 18 e 21 respectivamente.  Além disso, nos dias 21 e 22 será realizada a oficina "Nosso Corpo, Nosso Som, Nossa Cena", com Zilvan Lima, onde a cultura de matriz africana será o ponto de partida para explorar o teatro, a música e a dança. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Hypofarma por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa tem como objetivo aproximar o público do universo da arte partindo da premissa de que a cultura é também uma ferramenta de transformação social.

Fabiana Brasil, atriz da Cia Bando que estará na cidade com a montagem “Abena”, destaca o potencial da arte para representar o povo negro além dos estereótipos. “Eu acredito que a arte e a cultura permitem que o povo negro seja entendido por outras vias. De forma distante dos estereótipos.  Pelo teatro, por exemplo, uma mulher negra pode ser vista como uma princesa, isso nos lembra que vários africanos que foram escravizados no Brasil eram Reis e Rainhas. A arte nos dá a chance de mostramos nossa maneira de ver o mundo e as sabedorias que compartilhamos, afirmo, como mulher negra”, explica a atriz.

Em “Abena”, a beleza e a cultura africana ganham vida com uma rica história que mescla romance e aventura, nos dias 18 de novembro, às 15h (apresentação com intérprete de Libras), na E. E. Gabriela Ribeiro Andrada, e 19 de novembro, às 9h45, na E. E. Pio XI. Para os amantes do samba, "Mussum, O Filmis" é a oportunidade de conhecer a trajetória de um dos maiores humoristas e sambistas brasileiros, no dia 21 de novembro, às 19h, na E. E. Prof. João Anastácio (Polivalente). 

Foto: Desiree do Valle

"Nosso Corpo, Nosso Som, Nossa Cena", com Zilvan Lima, é mais uma das atividades da programação que tem por objeto propiciar uma vivência em questões iniciais do teatro, tendo como mote da experiência a cultura de matriz africana. Na oficina, serão trabalhadas questões iniciais do jogo de cena, como – lugar, personagem, conflito e também consciência corporal e musicalização. “Quando a gente conhece, reconhece de perto a cultura de matriz africana, fica muito fácil desvelar um passado de grandes reis, de rainhas, de pessoas que detinham técnicas de medicina, entre muitas outras, de pessoas que contribuíram de forma contundente pro que a gente chama hoje de Brasil. A arte-educação é um caminho para, através da ludicidade, propiciar uma experiência nessas referências culturais. E, dessa forma, exercitar uma postura antirracista, principalmente reconhecendo a potência da cultura de matriz africana e revendo todo o apagamento que foi construído no contexto histórico-social-cultural do povo preto.”, explica Zilvan Lima.

Foto: Mauro Barros

Encerrando a programação do Cultura & Cidadania Circula em Barbacena, a comédia "Os Farofeiros 2", será exibida no dia 22 de novembro, às 19h, também na E. E. Prof. João Anastácio (Polivalente). O filme traz um novo capítulo da história dos amigos Alexandre, Lima, Rocha e Diguinho que, acompanhados das esposas e dos filhos, embarcam em uma viagem cheia de emoção e perrengues para a Bahia.


Cultura & Cidadania Circula

O projeto teve início na cidade de Barroso, em 2016, e já contemplou nove cidades da região. Toda a programação acontece em escolas, mas as atividades são abertas a toda a comunidade. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Hypofarma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, produção de Lais Vitral e produção local da Tecer Cultural. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Ministério da Cultura - Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução.

 

Sobre a Hypofarma

A Hypofarma é uma indústria farmacêutica com mais de 75 anos de experiência na produção de medicamentos injetáveis para o segmento hospitalar. Nossa missão é proporcionar cuidado, saúde e bem-estar, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Reconhecemos a importância de nossa responsabilidade social, refletida em três pilares: Esporte, Social e Cultura. Através de parcerias com instituições, impactamos positivamente a vida de mais de 1.000 jovens, promovendo seu desenvolvimento por meio do esporte. Além disso, apoiamos projetos assistenciais oferecendo atendimento médico-hospitalar gratuito em diversas cidades. Na esfera cultural, preservamos a diversidade brasileira, desde a conservação de museus até a promoção de espetáculos artísticos que envolvem dança, música e comédia. 

Encaramos a responsabilidade social como uma oportunidade para gerar impacto positivo. Esses três pilares fundamentam nossa visão de um mundo melhor, e estamos comprometidos em ser agentes de mudança inspiradores.

 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org


Serviço

Cultura & Cidadania Circula - Barbacena

Até 22 de novembro

Programação gratuita

 

Teatro Abena - Cia Bando

18 de novembro, às 15h, na E. E. Gabriela Ribeiro Andrada (Rua Pedro Bergamaschi, 1 - Colônia Rodrigo Silva)

19 de novembro, às 9h45, na E. E. Pio XI (Rua Vigário Brito, 24 – Centro)

 

Oficina Nosso Corpo, Nosso Som, Nossa Cena, com Zilvan Lima 

21 e 22 de novembro, das 13:30 às 16:30 no Oratório Diário Madre Madalena Morano (Rua Santa Catarina, s/n – Funcionários)

Inscrições encerradas 

 

Cinema

Mussum, O Filmis: 21 de novembro, às 19h, na E. E. Prof. João Anastácio - Polivalente (Rua Santa Mônica, s/n - Santo Antônio)

Os Farofeiros 2: 22 de novembro, às 19h, na E. E. Prof. João Anastácio - Polivalente (Rua Santa Mônica, s/n - Santo Antônio)

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA - Luz Comunicação - @luz.comunica

Atendimento: Wandra Araújo - imprensa@luzcomunicacao.com.br – 31-99964-5007

Coordenação: Jozane Faleiro - jozane@luzcomunicacao.com.br – 31-99204-6367