sexta-feira, 11 de novembro de 2016

“Novas Diretrizes em Tempos de Paz” emocionou o público em Barroso

Com entrada gratuita, o espetáculo levou cerca de 200 pessoas ao Teatro Municipal Professora Iracema Rocha

O Projeto Cultura & Cidadania trouxe para Barroso, na noite desta quinta-feira (10), o espetáculo “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”. Dirigida por Fernando Couto e Danielle Fortunatto, a peça contou com um público bastante interessado, que se  envolveu com a história de Clausewitz, um polonês refugiado da Segunda Guerra Mundial, que tenta conseguir autorização para permanecer no Brasil e, para isso, precisa convencer o chefe alfandegário, um ex-torturador da Polícia Política da ditadura Vargas.

O barrosense Laudigério Resende afirma que ficou emocionado com o espetáculo. “Eu me lembrei de quando, no início do teatro em Barroso também participei de algumas peças. Me chamou muita atenção o resgate da história do Brasil na época da Segunda Guerra e os atores foram brilhantes. Com certeza, o público que veio prestigiar também achou excelente. Atrações desse nível, trazidas pelo Projeto Cultura & Cidadania, incentivam as pessoas a participar e se envolver, valorizando ainda mais a nossa cultura”, declara.

O diretor do espetáculo, Fernando Couto, destaca que foi um prazer trazer a peça para Barroso dentro da programação do Projeto Cultura & Cidadania. “Esse projeto promove um resgate da cultura para a região. Como dizia Brecht, a gente mede a grandeza de um povo, pela quantidade de pessoas que frequentam o teatro. A Vitral Bureau Cultural e a LafargeHolcim estão de parabéns. Tenho certeza de que este projeto será um marco cultural para Barroso e região”, afirma.


Os atores Ari Nóbrega e Gabriel Marques Amaral compõem o elenco de “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”. Ari, que interpreta o chefe alfandegário, está no espetáculo desde o começo, há cerca de 10 anos, e Gabriel, que interpreta o refugiado, é o terceiro ator que contracena com ele. “É um prazer ter esse grande texto, ser dirigido pelo Fernando Couto e pela Danielle Fortunatto e trabalhar com o Gabriel, que foi um achado e teve um grande trabalho, para desenvolver o personagem, em um curto espaço de tempo, para podermos estrear essa terceira montagem”, destaca Ari.

Gabriel entrou no elenco há pouco tempo e teve apenas 20 dias de ensaios intensos. Apesar do texto difícil, o ator encarou o desafio com muita satisfação. “Eu recebi o convite e aceitei imediatamente, pois se trata de um texto emocionante e belo de Bosco Brasil que, apesar de se passar em 1945, é bem atual por abordar temas como xenofobia, preconceitos, violência e, realmente está sendo um grande aprendizado para mim, como ator”, conclui.

Assista, abaixo, ao vídeo sobre o espetáculo e a Oficina de Direção Teatral.

Oficina de Direção Teatral

Na véspera do espetáculo, o diretor Fernando Couto já estava em Barroso para ministrar uma oficina de Direção Teatral para 20 alunos. Entre os participantes estava o ator Leanddro Rocha, que, apesar de já ter grande experiência nos palcos e na TV, fez questão de se inscrever na oficina. “Já conheço o Fernando bastante do Teatro em Belo Horizonte e as impressões que tive foram as melhores possíveis, com noções do processo de direção, de construção de um ator dentro de um espetáculo teatral, agregando muito valor e conhecimento e trazendo muitas informações de uma prática muito próxima do ator e do teatro verdadeiro, de raiz. Tivemos um aproveitamento muito bom”, declara.

A barrosense Sílvia Mello, que também tem um histórico como atriz, mas está há algum tempo afastada do teatro, participou e elogio a oficina. “Foi algo que me fez ter muita vontade de voltar aos palcos e de dirigir alguma peça”, destaca, agradecendo e parabenizando a todos do Projeto Cultura & Cidadania.

O mês de novembro ainda vai contar com diversas atividades. Confira a programação completa pelo link: http://culturaecidadaniabso.blogspot.com.br/p/programacao.html

Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis, Cia Fofocas de Teatro, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB, Teatro da Associação Comunitária do Bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede) e Grupo de Igualdade Racial de Barroso (GIRB).

Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato:  32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556

Nenhum comentário:

Postar um comentário