Nesta terça-feira (14), o projeto Cultura & Cidadania trouxe uma programação intensa para Barroso, com apresentação de espetáculo circense, slackline e oficina de técnicas de circo.Na parte da manhã, os artistas da Cia. Trupetralha, de Belo Horizonte, apresentaram o espetáculo “Os caixeiros viajantes” para um público de aproximadamente 500 pessoas, a maioria crianças da rede municipal e estadual de ensino. Com pouco mais de 50 minutos de duração, a apresentação trouxe um pouco da magia do circo para a Praça Sant’Ana, com mistura de técnicas de malabarismo, equilibrismo e o bom humor dos palhaços. A professora Clara Borges, supervisora da Escola Estadual Sant’Ana, destacou a importância de tirar os alunos da sala de aula para uma atividade que envolve aspectos lúdico e artístico. “Esse contato fora da escola é muito importante para a formação do aluno, principalmente quando envolve cultura. Essas atividades extraclasse já fazem parte do projeto pedagógico da escola e nada melhor do que atividades artísticas, principalmente de circo, que é uma coisa que eles adoram e se divertem muito. Eles já chegaram na escola pela manhã falando da apresentação, com uma grande expectativa”, declara.
Ao final do evento, os artistas falaram sobre a concepção do espetáculo e sobre o trabalho da Cia. Trupetralha. “A escola Trupetralha tem o objetivo de repassar metodologia e técnicas de circo. Nós trabalhamos com crianças de diversas faixas etárias e produzimos muitos espetáculos infantis, já estamos acostumados com esse público, que é muito animado e tem uma receptividade muito boa. Para esse espetáculo, tivemos a participação do Charles, direto da Espanha”, declarou JailtonPersan, fundador e diretor do Circo Escola Trupetralha. Assista, abaixo, ao vídeo com os melhores momentos das atividades:
Filipe Kascher, que também integra a Cia., declarou que foi muito interessante ver um público variado interagindo e participando junto com os atores. Charles Sosa, fundador da Cia.Todozancos, em Barcelona/Espanha, explica que é uruguaio e começou sua carreira na Cia. Trupetralha, há 15 anos, deu um “giro” pelo Brasil, fazendo escola de circo e aprendendo com bons professores. Atualmente ele mora na Espanha e faz teatro de rua, especializado em pernas-de-pau. “Para mim é uma honra estar aqui em Barroso, com esses artistas e um público com uma energia muito boa”, destaca.
Após o espetáculo, quem roubou a cena, ainda na Praça Sant’Ana, foi o pessoal do slackline. O grupo Slackbrown, de Barroso, juntamente com participantes convidados, deu uma demonstração das mais variadas técnicas do esporte, que exige muito equilíbrio e concentração para permanecer sobre a “corda bamba”.
Oficina de técnicas circenses Na parte da tarde, os artistas circenses ministraram uma oficina para 20 alunos, ensinando técnicas de malabarismo, equilibrismo, perna-de-pau e acrobacias. A oficina, que teve duração de duas horas, foi realizada na quadra da Escola Estadual Francisco Antônio Pires (FAPI), contando com a participação de parte dos alunos, que foi liberada para assistir à oficina.
A aluna Aléxia Umbelino, integrante da Cia. Fofocas de Teatro, nunca havia andado de perna-de-pau e ficou muito feliz em aprender já na oficina. “Foi minha primeira vez e já consegui manter o equilíbrio. Eu gostei muito, a oficina foi bastante produtiva e o que aprendi vai me ajudar muito nos espetáculos da Cia.”, declara. A oficina contou com público variado, atraindo também crianças. Os alunos Pedro Araújo, Gabriel Ferreira e João Lucas Almeida adoraram participar da oficina. “Foi muito legal a oficina. Aprendemos a andar de perna-de-pau, fazer malabares e virar cambalhotas”, explica Gabriel.
Já o aluno Alexandre Magno destaca que se inscreveu na oficina porque, além de gostar de circo, o aprendizado vai ajudá-lo inclusive em seu trabalho. “Há mais de 10 anos eu tinha vontade de fazer uma oficina dessas e as técnicas que eu aprendi, principalmente do malabarismo, vão me ajudar no meu trabalho de freelancer com barman. Além disso, o teatro é muito presente na nossa cidade e meu desejo é participar cada vez mais. Uma atividade dessa é um privilégio para nossa cidade”, conclui. Cultura & Cidadania O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB. Mais informações culturaecidadaniabso.blogspot.com.br www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso culturaecidadaniabso@gmail.com Telefone de contato: 32-98840-8668 Whatsapp: 31-98256-6556
Veja o álbum de fotografias no Flickr. Clique abaixo:
Fevereiro e março serão meses de muita música, circo e audiovisual no projeto Cultura & Cidadania. O primeiro evento será a Batalha do Kazama, que acontece no dia 11 de fevereiro, a partir das 17h no Ceclans, e contará com campeonato de skate, batalha de Mc’s e show do Ultimadose. No dia 14 de fevereiro, terça-feira, é a vez do circo invadir Barroso. A Cia Trupetralha de Belo Horizonte apresentará o espetáculo “Os Caixeiros Viajantes”, com a participação especial do artista Charles Sosa, fundador da Cia Todozancos em Barcelona (Espanha), que está de passagem pelo Brasil. A apresentação será gratuita, na Praça Sant’Ana, às 10 horas da manhã e contará ainda com a participação do grupo de slackline de Barroso, Slackbrown. Na parte da tarde, as companhias ministrarão a oficina de técnicas circenses no FAPI. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na ACIB - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso a partir do dia 06 de fevereiro. Já o mês de março trará uma oficina de audiovisual para jovens, ministrada por Igor Amin e Vinícius Cabral da Cocriativa - produtora que desenvolve ampla pesquisa em audiovisual, educação e novas tecnologias, realizando projetos para Cinema, TV e Internet. Igor Amin já esteve em Barroso exibindo seu longa-metragem “O Que Queremos para o Mundo?”, em outubro de 2016 também pelo projeto Cultura & Cidadania. Confira a programação completa abaixo: Fevereiro 11/02 | 17 às 22h Local: Ceclans Batalha Do Kazama * Campeonato de skate * Batalha de Mc’s * Ultimadose Participação mediante doação voluntária de alimentos não perecíveis [exceto sal e fubá].
14/02 | 10h Espetáculo circense“Os Caixeiros Viajantes” JailtonPersan e Filipe Kascher (Cia. Trupetralha/Belo Horizonte) Charles Sosa (Cia. Todozancos/Barcelona) Apresentação de slackline com o grupo Slackbrown (Barroso) Pipoca * Algodão doce * e muito mais Local:Praça Sant’Anna Classificação indicativa: livre Duração: 50 minutos
14/02 | 16h às 18h Oficina de técnicas circenses – malabares, equilíbrio, perna de pau e acrobacias Ministrantes: Charles Sosa, Filipe Kascher eJailtonPersan Local: Quadra do FAPI Inscrições gratuitas na ACIB a partir de 06/02 Público alvo: interessados em geral a partir de 15 anos Nº de vagas: 20
Jailton Persan é professor, pesquisador circense, arte-educador e ator. É fundador e diretor do Circo Escola Trupetralhaque está há 20 anos no mercado. A Trupetem em seu currículo inúmeras apresentações de espetáculos, oficinas, aulas extracurriculares, cursos de capacitação, tendo como parceiros: Colégio Logosófico, Escola da Serra, Escola Algodão Doce, Parque Municipal, Parque das Mangabeiras, Condomínio Nossa Fazenda, UFMG, dentre outros, além da implantação de grandes projetos sociais (Palmital, Betim) já tendo beneficiado mais de 300 crianças e jovens. Em sua longa trajetória, a Trupetralha destaca-se não somente pela competência artística de seus integrantes, mas também pela sistematização de suas atividades. Há anos a Trupetralha vem formando profissionais do circo e hoje conta com uma equipe de professores graduados e monitores altamente qualificados no ensino de técnicas do circo e que sempre priorizam, em todas as atividades, o prazer, o afeto e a segurança dos alunos. Charles Sosa é ator e artista circense. É fundador da Cia Todozancos, em Barcelona/Espanha. A Cia surgiu em 2007 a partir das inquietações artísticas de seus criadores. Os seus integrantes vêm de diferentes países, assim como sua experiência e formação, passando pelo teatro de rua e circo contemporâneo como o Cirquedu Soleil.Sua proposta une diferentes técnicas - circo, improvisação teatro de rua e manipulação de objetos, contando com os gestos como linguagem universal. Suas apresentações misturam histórias criativas e personagens que convidam ao entretenimento, reflexão e interação com o público. A Cia Todozancos é especializada em pernas-de-pau, também construindo seus próprios equipamentos e ministrando oficinas para diferentes públicos. Março 21, 22 e 23/03 | 14h às 18h Oficina Audiovisual para Jovens Ministrantes: Igor Amin e Vinicius Cabral Inscrições gratuitas na ACIB a partir de 06/03 Público alvo: interessados em geral a partir de 16 anos com celulares ou câmeras fotográficas digitais e webcams Nº vagas: 20 *Caso a turma não seja preenchida, a oficina poderá ser cancelada/adiada. A oficina propõe uma formação audiovisual relacionada ao uso das novas tecnologias de comunicação, estimulando a aprendizagem prática dos recursos disponíveis e potentes nas chamadas mídias de bolso. Por meio da criatividade coletiva, cooperativa e colaborativa, os participantes irão aprender estratégias para concepção, produção e difusão de conteúdos instantâneos em novas mídias, utilizando celulares, câmeras fotográficas digitais, webcams, pendrives, mp3 players e outros dispositivos de fácil acesso. Os vídeos produzidos serão veiculados em mídias sociais da internet como facebook, twitter, youtube, blogs, além de uma exibição especial no último dia da oficina, incluindo um bate-papo com os participantes. O tema eleito para a oficina será: Cidadania e Patrimônio Ambiental.
Igor Amin é artista multimídia, arte educador e mentor audiovisual. Seus trabalhos artísticos são focados em cinema, educação e transmídia. Dirigiu mais de 25 vídeos de microduração exibidos em festivais nacionais e internacionais de cinema como no Centre George Pompidou, durante o Pocket Films em Paris, França. É sócio-diretor da Cocriativa Conteúdos Audiovisuais. Exibiu seu primeiro longa-metragem "O que queremos para o mundo?" na Índia, Holanda, Bélgica, Portugal e Brasil. Vinícius Cabral é publicitário, produtor independente e curador. É diretor de mais de 10 vídeos autorais e criador de uma série em processo cujo tema são as novas possibilidades semiológicas da imagem digital (www.nemsooqueandaemovel.com). Foi premiado na categoria “ousadia e risco” com seu curta “Vídeo Terrorismo” no FLÔ 2007 – Festival do Livre Olhar. Dirigiu a série de TV Canal Televisão: Um morro do barulho, em fase de pós-produção. Cultura & Cidadania O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Associação Ortópolis, Cia Fofocas de Teatro, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB, Teatro da Associação Comunitária do Bairro Joaquim Gabriel de Souza (Guede) e Grupo de Igualdade Racial de Barroso (GIRB). Mais informações culturaecidadaniabso.blogspot.com.br www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso culturaecidadaniabso@gmail.com Telefone de contato: 32-98840-8668 Whatsapp: 31-98256-6556