quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Espetáculo circense reuniu cerca de 500 pessoas na Praça Sant’Ana


Nesta terça-feira (14), o projeto Cultura & Cidadania trouxe uma programação intensa para Barroso, com apresentação de espetáculo circense, slackline e oficina de técnicas de circo.Na parte da manhã, os artistas da Cia. Trupetralha, de Belo Horizonte, apresentaram o espetáculo “Os caixeiros viajantes” para um público de aproximadamente 500 pessoas, a maioria crianças da rede municipal e estadual de ensino. Com pouco mais de 50 minutos de duração, a apresentação trouxe um pouco da magia do circo para a Praça Sant’Ana, com mistura de técnicas de malabarismo, equilibrismo e o bom humor dos palhaços.

 A professora Clara Borges, supervisora da Escola Estadual Sant’Ana, destacou a importância de tirar os alunos da sala de aula para uma atividade que envolve aspectos lúdico e artístico. “Esse contato fora da escola é muito importante para a formação do aluno, principalmente quando envolve cultura. Essas atividades extraclasse já fazem parte do projeto pedagógico da escola e nada melhor do que atividades artísticas, principalmente de circo, que é uma coisa que eles adoram e se divertem muito. Eles já chegaram na escola pela manhã falando da apresentação, com uma grande expectativa”, declara.

Ao final do evento, os artistas falaram sobre a concepção do espetáculo e sobre o trabalho da Cia. Trupetralha. “A escola Trupetralha tem o objetivo de repassar metodologia e técnicas de circo. Nós trabalhamos com crianças de diversas faixas etárias e produzimos muitos espetáculos infantis, já estamos acostumados com esse público, que é muito animado e tem uma receptividade muito boa. Para esse espetáculo, tivemos a participação do Charles, direto da Espanha”, declarou JailtonPersan, fundador e diretor do Circo Escola Trupetralha.

Assista, abaixo, ao vídeo com os melhores momentos das atividades:

Filipe Kascher, que também integra a Cia., declarou que foi muito interessante ver um público variado interagindo e participando junto com os atores. Charles Sosa, fundador da Cia.Todozancos, em Barcelona/Espanha, explica que é uruguaio e começou sua carreira na Cia. Trupetralha, há 15 anos, deu um “giro” pelo Brasil, fazendo escola de circo e aprendendo com bons professores. Atualmente ele mora na Espanha e faz teatro de rua, especializado em pernas-de-pau. “Para mim é uma honra estar aqui em Barroso, com esses artistas e um público com uma energia muito boa”, destaca.

Após o espetáculo, quem roubou a cena, ainda na Praça Sant’Ana, foi o pessoal do slackline. O grupo Slackbrown, de Barroso, juntamente com participantes convidados, deu uma demonstração das mais variadas técnicas do esporte, que exige muito equilíbrio e concentração para permanecer sobre a “corda bamba”. 


Oficina de técnicas circenses

Na parte da tarde, os artistas circenses ministraram uma oficina para 20 alunos, ensinando técnicas de malabarismo, equilibrismo, perna-de-pau e acrobacias. A oficina, que teve duração de duas horas, foi realizada na quadra da Escola Estadual Francisco Antônio Pires (FAPI), contando com a participação de parte dos alunos, que foi liberada para assistir à oficina.

A aluna Aléxia Umbelino, integrante da Cia. Fofocas de Teatro, nunca havia andado de perna-de-pau e ficou muito feliz em aprender já na oficina. “Foi minha primeira vez e já consegui manter o equilíbrio. Eu gostei muito, a oficina foi bastante produtiva e o que aprendi vai me ajudar muito nos espetáculos da Cia.”, declara.

A oficina contou com público variado, atraindo também crianças. Os alunos Pedro Araújo, Gabriel Ferreira e João Lucas Almeida adoraram participar da oficina. “Foi muito legal a oficina. Aprendemos a andar de perna-de-pau, fazer malabares e virar cambalhotas”, explica Gabriel.


Já o aluno Alexandre Magno destaca que se inscreveu na oficina porque, além de gostar de circo, o aprendizado vai ajudá-lo inclusive em seu trabalho. “Há mais de 10 anos eu tinha vontade de fazer uma oficina dessas e as técnicas que eu aprendi, principalmente do malabarismo, vão me ajudar no meu trabalho de freelancer com barman. Além disso, o teatro é muito presente na nossa cidade e meu desejo é participar cada vez mais. Uma atividade dessa é um privilégio para nossa cidade”, conclui.

Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.


Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556


Veja o álbum de fotografias no Flickr. Clique abaixo:
Circo / Slackline / Oficina Circense

Nenhum comentário:

Postar um comentário