sexta-feira, 31 de março de 2017

Programação de abril e maio traz oficina CataCoisa e de Construção de Instrumentos Musicais de Congado

A programação dos meses de abril e maio do Projeto Cultura & Cidadania traz duas oficinas muito interessantes e gratuitas para promover a capacitação de públicos distintos.
Exemplo de objetos produzidos na Oficina CataCoisa

A primeira é a Oficina CataCoisa, para construção de objetos com diversos materiais. Voltada para mulheres com idade acima de 60 anos, a oficina tem como objetivo capacitar esta geração com mais criatividade, agregando valor aos materiais utilizados, que são recicláveis. As aulas serão semanais, têm início no dia 07 de abril, terminam no dia 22 de maio e serão realizadas no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 30 de março e 05 de abril, na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB (Rua José Bonifácio, 144, Centro, Barroso).

A outra oficina é de Construção de Instrumentos Musicais de Congado. Voltada para integrantes de grupos de Congado, capoeira, músicos e interessados em geral, a partir de 16 anos, a oficina tem como objetivo oferecer o conhecimento metodológico e a experiência prática na construção de instrumentos percussivos que são utilizados tradicionalmente pelo Congado. As aulas serão nos dias 29 e 30 de abril, também no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso. As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, entre os dias 10 e 20 de abril, também na ACIB. 

Haverá processo de seleção para as duas oficinas. A lista com os alunos selecionados será divulgada no blog e no facebook do projeto, dias 06 e 24 de abril, respectivamente. A produção do projeto também entrará em contato por e-mail e telefone, para confirmar a participação dos alunos.

Seguem mais informações sobre as oficinas:

Oficina CataCoisa

Beth Cavalcanti e Deborah Engelender são artistas plásticas e arte educadoras. Através do projeto CataCoisa trabalham com oficinas de desenho, pintura, esculturas e construção de objetos com diversos materiais valorizando o processo de criação. É uma proposta que visa desenvolver a economia criativa. Tem como foco o trabalho de reutilização de materiais recicláveis. Preservar e valorizar técnicas tradicionais e abrir espaço para novas perspectivas do design.
Datas das aulas: 07/04, 17/04, 24/04, 08/05, 15/05 e 22/05
Horário:das 14h às 16h30
Local: Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso
Público alvo: mulheres a partir de 60 anos de idade, com disponibilidade para participar de todas as aulas
Nº vagas: 15 
Inscrições: de 30 de março a 05 de abril de 2017 na ACIB - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.  Haverá seleção.
Divulgação dos selecionados:Dia 06 de abril, no blog e facebook do projeto. As selecionadas também serão notificadas por e-mail/telefone.

Currículos

Beth Cavalcanti
Artista plástica, arte-educadora e ceramista, Beth Cavalcanti estudou Artes na Escola Guignard (UEMG) e Artes Aplicadas na UFSJ. Trabalha com diferentes tipos de suportes, como pintura em acrílica, colagens, esculturas, objetos com materiais recicláveis e cerâmica.
Utiliza cores puras e pigmentos feitos com terras naturais. Seu atelier, instalado no Espaço Terra, em Tiradentes, é cercado por natureza e silêncio, onde encontra energia e inspiração para seu trabalho. Além de criar, promove oficinas e eventos artísticos, com possibilidade de hospedagem.


Deborah Engelender
Designer e arte-educadora, Deborah Engelender utiliza nas ilustrações, pinturas e em outros objetos que cria técnicas e materiais provenientes de sua experiência com crianças. A transformação da matéria é a principal característica do seu trabalho.
Recentemente, a artista incorporou a fotografia às aquarelas e colagens.Ao longo de quarenta anos, realizou exposições em Évora (Portugal), no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Bragança Paulista e, ainda, em Tiradentes e São João del-Rei.


Oficina de Construção de Instrumentos Musicais do Congado

A oficina pretende oportunizar o conhecimento metodológico e a experiência prática na construção de instrumentos percussivos que são utilizados tradicionalmente pelo Reinado de Nossa Senhora do Rosário (conhecido também como Congado). Sendo eles: o Patangome, a Campanha (ou Gunga) e as Caixas de Congo. 

Ministrantes: Antônio Cassimiro das Dores Gasparino, Ricardo Casimiro Gasparino[Capitães da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário] e Mamutte [Felipe Saldanha Odier]
Datas das aulas:29 e 30 de abril de 2017
Horário: das 9h às 18h
Local: Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso
Público alvo: integrantes de grupos de Congado, capoeira, músicos e interessados em geral a partir de 16 anos
Nº vagas: 20
Inscrições:de 10 a 20 de abril de 2017 na ACIB - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.  Haverá seleção.
Divulgação dos selecionados:Dia 24 de abril, no blog e facebook do projeto. Os selecionados também serão notificados por e-mail/telefone.

Currículos

Ântonio Cassimiro das Dores Gasparinoe Ricardo Casimiro Gasparino
Herdeiros das práticas rituais e expressivas cultuados por sua avó e matriarca da irmandade, Maria Casimira das Dôres. Filhos de Isabel Casimira das Dores Gasparino, nascidos e criados ativamente dentro das tradições rituais da cultura afro-brasileira cultuadas em sua residência, sede da Irmandade Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, onde produzem ornamentos, alimentação, indumentárias, fardas, bandeiras, instrumentos, andores e outros elementos rituais para a celebração da festa do Reinado. Realizada por meio de cortejos, danças, cantos e rezas que mantêm suas raízes culturais sagradas. Sendo mestres multiplicadores do conhecimento deste patrimônio cultural imaterial e guardião da tradição do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Membro da Irmandade Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário desde seu nascimento.

Mamutte
Membro da Irmandade Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, dançante das Guardas de Congo e Moçambique deste Reinado. Músico, autor, intérprete e produtor fonográfico. Licenciado em Artes Visuais pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Curso Básico e Experimental da Escola de Música – UEMG / Violão Erudito (2004 / 2005 / 2006).


Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.

Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556

Nenhum comentário:

Postar um comentário