quarta-feira, 28 de junho de 2017
Oficina CataCoisa e apresentação cênica encerram programação de junho do Cultura & Cidadania
A Oficina CataCoisa, que já havia sido realizada nos meses de abril e maio, teve sua segunda edição no mês de junho, voltada, dessa vez, para artesãos locais, com os mesmos objetivos de capacitar com mais criatividade, agregando valor aos materiais utilizados, visando desenvolver a economia criativa e tendo como foco o trabalho de reutilização de materiais recicláveis.
Ministrada pelas artistas plásticas Beth Cavalcanti e Deborah Engelender, a oficina também teve como intenção preservar e valorizar técnicas tradicionais e abrir espaço para novas perspectivas do design. Ao todo foram quatro dias de experiências compartilhadas por 20 alunas e alunos, que se reuniram no salão de eventos da Câmara Municipal de Barroso, nos dias 19, 21, 26 e 28 de junho.
A artesã Zandra Guimarães Tarchi participou da oficina e aprovou muito a experiência. “Achei fantástica a oficina. As professoras são excelentes e proporcionaram uma troca de conhecimentos muito produtiva. Eu trabalho com materiais recicláveis há bastante tempo e a oficina veio a acrescentar ainda mais”, declarou.
Outra artesã experiente que também gostou muito da oficina foi Maria Goretti Leão. Ela afirmou que, inclusive, a oficina poderia ter sido realizada por mais tempo, pois o reaproveitamento de materiais é uma grande tendência dentro do artesanato. “Em 2017, a Feira Nacional de Artesanato, da qual os artesãos de Barroso participam todo ano, tem como tema a utilização de materiais recicláveis. Eu já reaproveito diversos materiais há muito tempo e faço diversos tipos de artesanato desse tipo. É uma arte para a qual devemos estar sempre voltada, transformando em luxo o que, para muitos, é considerado lixo”, explicou.
Aparecida Mayrink também é artesã em Barroso e destacou que houve uma interação muito grande entre as artesãs na oficina. “Ficamos conhecendo pessoas que a gente nem imaginava que faziam arte com os ditos ‘lixos’, que são materiais recicláveis e isso foi muito enriquecedor, pois conhecemos os trabalhos dessas pessoas e pudemos agregar outras experiências para melhorar o nosso trabalho. Aprendemos muito umas com as outras”, declarou.
As instrutoras da oficina, Beth Cavalcanti e Deborah Engelender, afirmaram que, apesar de se tratar de um público já com experiência em artesanato, muitos não conheciam determinadas técnicas, que puderam ser compartilhadas, proporcionando uma troca muito rica de experiências. “Houve um trabalho de muita troca, pois nossas alunas não tinham um espaço para se encontrar e, aqui na oficina, elas acabaram se encontrando, se conhecendo e aprendendo uma com a outra”, afirmou Deborah. O compartilhamento de experiências também foi o destaque no ponto de vista de Beth. “Muitas vezes você não sabe uma técnica, mas, vendo o outro trabalhar, você começa a aprender e isso é um estímulo maior para o trabalho”, concluiu.
Os “Cumpadis” retornam a Barroso para apresentação em escola da rede municipal
No próximo dia 30 de junho, Seu Nestor e Dona Ló, personagens que levaram às gargalhadas centenas de crianças e adultos durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, voltam a Barroso para uma nova apresentação. Dessa vez, os dois personagens criados pela Cia. Valentina de Teatro de São João del-Rei, visitam a Escola Municipal “Paulo César Pôssa”, com o espetáculo “Cumpadis”.
A apresentação acontece às 15h30, na sede da escola, na Rua Baldonedo, 379, bairro Santa Maria, com classificação livre e entrada gratuita, sujeita à lotação do local.
Cumpadis
Um casal de idosos percorre os locais, interagindo com os trabalhadores e passantes. Dona Ló é uma simpática senhora, que conta causos, lendas e acontecimentos de sua vida. Sempre com muita irreverência e carinho, é a típica mulher do interior de Minas Gerais: bem vivida e nunca dispensa um dedo de prosa. Seu Nestor é um senhor muito mal-humorado, que conta os seus causos a partir de indagações e histórias dos próprios passantes de forma inusitada, improvisacional e divertida. Ambos são bonecos em escala humana, com técnica em manipulação híbrida (o ator manipulador usa parte de seu corpo para compor o boneco), que foram desenvolvidos para trabalhos de intervenção e contação de estórias para todos os públicos.
Classificação indicativa: Livre
Companhia Valentina de Teatro
A Companhia Valentina de Teatro nasceu em 2010, a partir da sociedade entre Leo Ortiz e Luciana Antunes. A Companhia tem, em sua pesquisa e trajetória, diversos estudos e práticas sobre métodos de atuação cênica e teatro de animação. Experimentou trabalhos com outros profissionais da área, por meio de projetos e parcerias, e mantém um repertório de espetáculos profissionais, em que se destacam “Camarim”, “Lepatoputz”, “Giles – o Barba Azul" e “Pequenas Grandes Memórias”. Em 2015, a Companhia fez seu primeiro trabalho internacional em Santiago, Chile, onde participou do Laboratório Plan B, dirigido pela russa Natacha Belova e pela chilena TitaIacobelli.
Sobre os Fundadores
Leo Ortiz é ator e diretor teatral, tendo sua formação pelo Curso de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG e Arte Educador Licenciado pelo Curso de Graduação em Teatro da UFMG.
Luciana Antunes é atriz e produtora teatral, formada pelo Centro de Cursos Teatrais de Araxá, tendo em seu currículo diversas produções e realizações de espetáculos e festivais de teatro nacionais e internacionais.
Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Educação, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.
Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98874-5200
Whatsapp: 31-98256-6556
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário