Cada cidade receberá duas semanas de programação em que os moradores poderão curtir apresentações de teatro, cinema e ainda participar de oficinas culturais. Todas as atividades são gratuitas. Projeto terá início no dia 07 de maio em Santa Cruz de Minas
Em 2024, o projeto Cultura & Cidadania Circula vai estrear suas atividades de forma presencial nas cidades de Santa Cruz de Minas, Jeceaba e Barbacena. Com o patrocínio de Hypofarma e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferecerá programação cultural com apresentações de artes cênicas, exibição de filmes e oficinas culturais durante duas semanas em cada um dos municípios. Santa Cruz de Minas será a primeira parada do projeto no período de 07 a 24 de maio. Estão na programação os espetáculos “O Pequeno Grande Circo do Pinico”, com o Palhaço Pinico, nos dias 07 e 08 de maio e “Três Fadas Moribundas” da Cia Bufadas, nos dias 21 e 22 de maio. Serão exibidos os filmes “Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro”, no dia 09 de maio, “Mussum, O Filmis, no dia 10 de maio, Placa-Mãe, dia 23 de maio e “Tô Ryca 2”, no dia 24 de maio. As sessões serão sempre às 19h.
Crianças de 07 a 12 anos poderão participar da oficina “Vivência Circense”, com Lucas Campos e Valentina Heusi, nos dias 08, 09 e 10 de maio. Para os adolescentes de 11 a 15 anos será oferecida a oficina “Teatro para Jogar!”, com Raysner de Paula, nos dias 23 e 24 de maio. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no CAIS e na Escola Municipal Professora Luzia Ferreira.
“Santa Cruz de Minas, Jeceaba e Barbacena somente tinham sido contempladas com programação virtual do projeto Cultura & Cidadania Circula, durante a pandemia. Estamos muito empolgados para realizar as ações de forma presencial e ver de perto a emoção do público com as peças teatrais e as sessões de cinema nacional que serão apresentadas. Serão exibidas duas animações recentes do cinema mineiro, que estão sendo reconhecidas mundo afora: Chef Jack e Placa Mãe”, conta o idealizador e coordenador, Daniel Vitral. A programação do evento foi pensada de forma a conectar crianças, jovens e adultos com a cultura e aprendizado e, principalmente, proporcionar para comunidades do interior o acesso a arte, como explica Daniel Vitral. “O Cultura & Cidadania Circula chega para suprir a carência de cidades que não possuem equipamentos culturais ou programação regular. A ideia do projeto é promover ações de forma contínua com apresentações artísticas, exibições de cinema e oficinas culturais, de forma descentralizada e em diferentes formatos e conteúdos”, explica.
Inscrições abertas
Santa Cruz de Minas vai receber duas oficinas que já estão com inscrições abertas. “Vivência Circense”, com Lucas Campos e Valentina Heusi, vai proporcionar um momento de descontração e aprendizagem de forma livre, espontânea e lúdica com os brinquedos do circo para crianças de 07 a 12 anos, de 08 a 10 de maio. Para participar é preciso se inscrever até 05 de maio, através do link i3d.me/N8jaOw disponível também na bio do instagram @culturaecidadaniacircula.
Voltada para adolescentes de 11
a 15 anos, a oficina “Teatro
para Jogar!”, com Raysner de Paula, vai introduzir os participantes nos
jogos teatrais e de improvisação. A atividade será nos dias 23 e 24 de maio e
as inscrições devem ser feitas até 19 de maio, através do link i3d.me/LlsQZw disponível também na bio do instagram
@culturaecidadaniacircula.
Teatro
O espetáculo “O Pequeno Grande Circo do Pinico”, com o Palhaço Pinico, vai animar Santa Cruz de Minas nos dias 07 e 08 de maio. No dia 07 a apresentação será às 14:30 e no dia 08 às 15:30. O Palhaço Pinico leva o seu show de variedades circenses costurados com música e uma interpretação cômica, além de resgatar a tradição de números circenses clássicos, trazendo um novo conceito de diálogo entre as artes e a proximidade com o público. A apresentação do dia 08 contará com intérpretes de Libras.
Foto: Bianca Aun
A programação também conta com
a montagem da Cia Bufadas, “Três Fadas Moribundas”, nos dias 21 e 22 de maio às
14:30 e 15:30, respectivamente. A peça foi idealizada por Carol Oliveira, tem a
direção de Joyce Malta e a dramaturgia de Byron O’Neill. É uma montagem divertida, voltada para todas as
idades, na qual as fadas estão em busca da asa perdida de uma delas, e no meio
dessa busca, falam sobre afeto, perda, busca, empatia e acolhida.
Cinema
Os moradores de Santa Cruz de
Minas também vão poder curtir sucessos da sétima arte nacional. No dia 09 de
maio, às 19h, será exibido “Chef Jack - O Cozinheiro Aventureiro”. A animação
traz Jack, um cozinheiro destemido que roda o mundo em busca das maiores
especiarias para seus pratos. Para se tornar o número um do ramo, ele enfrenta
a maior competição gastronômica do mundo.
No dia 10 de maio, às 19h, “Mussum, O Filmis” traz para o público a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores de Os Trapalhões.
“Placa-Mãe” é outra animação que estará em cartaz no dia 23 de maio, às 19h. No filme, Nadi é uma andróide com cidadania, que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina. Porém, um político e digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso, com o intuito de ganhar popularidade para sua candidatura de presidente do senado.
E, encerrando a programação, o filme “Tô Ryca 2” será apresentado no dia 24 de maio, às 19h. A produção conta a aventura de Selminha, uma herdeira que perde tudo. Sem sua fortuna e com os bens congelados, ela deve voltar para sua antiga vida.
Sobre a Hypofarma
A Hypofarma é uma indústria farmacêutica com mais de 75 anos de experiência na produção de medicamentos injetáveis para o segmento hospitalar. Nossa missão é proporcionar cuidado, saúde e bem-estar, contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Reconhecemos a importância de nossa responsabilidade social, refletida em três pilares: Esporte, Social e Cultura. Através de parcerias com instituições, impactamos positivamente a vida de mais de 1.000 jovens, promovendo seu desenvolvimento por meio do esporte. Além disso, apoiamos projetos assistenciais oferecendo atendimento médico-hospitalar gratuito em diversas cidades. Na esfera cultural, preservamos a diversidade brasileira, desde a conservação de museus até a promoção de espetáculos artísticos que envolvem dança, música e comédia.
Encaramos a responsabilidade social como uma oportunidade para gerar impacto positivo. Esses três pilares fundamentam nossa visão de um mundo melhor, e estamos comprometidos em ser agentes de mudança inspiradores.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Cultura & Cidadania Circula
O projeto teve início na cidade de Barroso, em
2016, e já contemplou oito cidades da região.
A iniciativa conta com o patrocínio de Hypofarma e do Instituto Cultural
Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e produção de Lais
Vitral. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Ministério da Cultura -
Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução.
Serviço
Cultura & Cidadania Circula - Santa Cruz de Minas
De 07 a 24 de maio
Locais: CAIS (Rua Brasília, 428 - Roseira - Santa Cruz de Minas/MG) e E.M.
Professora Luzia Ferreira (Rua Arnóbio Caldeira Franco, 332)
GRATUITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário