quarta-feira, 17 de março de 2021

“MEU AMBIENTE”: ESPETÁCULO INFANTIL DO GRUPO GIRINO ABORDA PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Foto: Hugo Horonato


 

Nesta sexta (19), às 15h, o projeto Cultura & Cidadania Circula apresenta seu último espetáculo desta temporada: “Meu Ambiente”, com o Grupo Girino. 


Buscando fazer o público refletir sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e reduzir o impacto socioambiental, a peça aborda questões como o desmatamento, monocultura, uso de agrotóxicos e contaminação da água. O espetáculo também afirma valores e ações que contribuem para a preservação ecológica e sustentabilidade. 


Iasmim Marques, diretora de produção e artista do Grupo Girino, conta que a companhia apresenta este espetáculo desde 2015. No entanto, ela defende que a temática abordada é extremamente necessária e atual, já que trata “da preservação e do futuro do nosso planeta”. 


“O Grupo Girino traz essa discussão, voltada para o público infantil, através de uma narrativa lúdica, com personagens que são bonecos, com elementos cenográficos, figuras bidimensionais. A gente utiliza de diversos recursos visuais para discutir essa temática, principalmente, na infância”, elucida. 


Durante o espetáculo, os personagens terão que encontrar estratégias para reverter a devastação de uma floresta e seu habitat. No desenrolar da história, eles vão descobrir, junto ao público, que o “meu ambiente” e o “ambiente do outro” afetam o ambiente como um todo. 


“O meio ambiente não está longe da gente. O meio ambiente é você, você faz parte dele. As crianças e o universo delas, social, fazem parte desse ‘meu ambiente’”, explica Iasmim. 


O Grupo Girino, de Belo Horizonte, é uma companhia especializada em Teatro de Bonecos que atua há quinze anos com espetáculos, oficinas e projetos educativos no estado de Minas Gerais. 


Cultura & Cidadania Circula


O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Equipamentos Profissionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário