quinta-feira, 26 de novembro de 2020

PROJETO CULTURA & CIDADANIA CIRCULA APRESENTA O CLÁSSICO “MARIONETES A FIO” EM 2/12

 O espetáculo, gratuito e online, será comandado por Nado Rohrmann, da Cia de Inventos, de Tiradentes

 


Na quarta-feira (2), às 15h, estreia o segundo espetáculo da temporada 2020/2021 do festival Cultura & Cidadania Circula. Desta vez, a atração será “Marionetes a Fio”, da Cia de Inventos, de Tiradentes.

Nado Rohrmann, artista responsável pelo espetáculo, trabalha com marionetes há 36 anos: ele tinha apenas 14 anos quando começou a construir e encenar com os bonecos. Formado em Artes Plásticas, se mudou para Tiradentes na década de 90, já com o propósito de ter montar uma companhia no interior.

“Marionetes a Fio” é um espetáculo com vários números, não uma história só. O espetáculo se confunde com a própria história da companhia, por ele ser feito de números, tem bonecos anteriores a 1990, com mais de 30 anos”, conta.

O artista destaca que durante todos esses anos o espetáculo “Marionetes a Fio” já foi apresentado mais de 3 mil vezes. Para essa apresentação em especial, Nado contou com a participação de seus dois filhos na produção. 

Junto ao Cultura & Cidadania, a Cia de Inventos já promoveu uma oficina de construção de bonecos de vara para os professores da cidade de Barroso e já apresentou o espetáculo “O Construtor do Imaginário” em escolas da região. 

Sobre o espetáculo do próximo dia 2, Nado esclarece: “O ‘Marionetes a Fio’ vai ser apresentado da forma que a gente apresenta presencialmente, a base é música e movimento dos bonecos. E muitos desses números foram inspirados na nossa observação de diversos lugares para os quais a gente viaja e pessoas que a gente conhece”.

O artista destaca que, mesmo com a apresentação online, a essência do espetáculo permanece intacta. Além disso, existe ainda o fato de que um público maior e mais variado poderá ter acesso ao show.

Oficinas

Além do espetáculo, o projeto Cultura & Cidadania Circula traz novidades também em suas oficinas. Nesta segunda (30) tem início as aulas da oficina de bordado artístico, ministrada por Marina Self, em que os participantes vão aprender um pouco sobre as possibilidades e tipos de bordado, além de algumas técnicas e pontos básicos.

E nesta terça (1) serão abertas as inscrições para a oficina “Criandanças”, que vai trabalhar dança e artes plásticas com crianças de 6 a 12 anos. A oficina é totalmente online, gratuita e será oferecida por Letícia Carneiro, Marina Carneiro e Rodrigo Quilk.

Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina, as inscrições estarão abertas até o próximo dia 10.

Cultura & Cidadania Circula

O projeto Cultura & Cidadania Circula é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da Marluvas Equipamentos Profissionais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e produção de Lais Vitral.

A programação se estende até abril de 2021, com a apresentação de outros seis espetáculos e a oferta de 14 diferentes oficinas. Todas as atividades são online e gratuitas. Para assistir a este e outros espetáculos, acesse o Canal de Youtube do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário