segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cultura & Cidadania apresenta Teatro de Bonecos e segunda edição da Oficina CataCoisa em junho

A programação celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e integra a Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra crianças e adolescentes

No próximo dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, o projeto Cultura & Cidadania traz para Barroso uma programação especial sobre o tema,no dia 02 de junho, em duas apresentações cênicas com a Companhia Valentina de Teatro, de São João del-Rei.

No dia 03, também na Praça Sant’Anna, a Companhia Valentina se apresenta novamente, porém integrando a “Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra crianças e adolescentes”,trazendo outra abordagem, dessa vez sobre o tema da Campanha.

Ainda em junho, a Oficina CataCoisa terá sua segunda edição, voltada para artesãs e professoras com o objetivo desenvolver a criatividade. A oficina trabalhará com desenhos, pinturas e construção de objetos com diversos materiais, valorizando o processo de criação e habilidades de cada aluna. É uma proposta que preserva  técnicas tradicionais,  visa desenvolver a economia criativa e tem como foco o trabalho de reutilização de materiais, demonstrando preocupação com o meio ambiente,aplicando novos usos a materiais que seriam descartados. As inscrições serão abertas gratuitamente no dia 01 de junho, na Secretaria de Turismo e Cultura de Barroso.

Apresentação Cênica “Cumpadis”

Dia 02/06/17 (sexta-feira)
10h – Praça Sant’Anna
15h – Praça Sant’Anna
Estas apresentações contarão com a temática especial do Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 03/06/17 (sábado)
10h – Praça Sant’Anna
Esta apresentação integra a programação do CREAS da “Campanha de Prevenção à Violência Sexual contra crianças e adolescentes” que ocorre entre 29/05 e 03/06

Sinopse “Cumpadis”
Um casal de idosos percorre os locais, interagindo com os trabalhadores e passantes. Dona Ló é uma simpática senhora que conta causos, lendas e acontecimentos de sua vida. Sempre com muita irreverência e carinho, é a típica mulher do interior de Minas Gerais: bem vivida e nunca dispensa um dedo de prosa. Seu Nestor é um senhor muito mal-humorado que conta os seus causos a partir de indagações e histórias dos próprios passantes de forma inusitada, improvisacional e divertida. Ambos são bonecos em escala humana, com técnica em manipulação híbrida (o ator manipulador usa parte de seu corpo para compor o boneco), que foram desenvolvidos para trabalhos de intervenção e contação de estórias para todos os públicos. 
Classificação indicativa: Livre

Companhia Valentina de Teatro
A Companhia Valentina de Teatro nasceu em 2010, a partir da sociedade entre Leo Ortiz e Luciana Antunes. A Companhia tem, em sua pesquisa e trajetória, diversos estudos e práticas sobre métodos de atuação cênica e teatro de animação. O grupo experimentou trabalhos com outros profissionais da área, por meio de projetos e parcerias, e mantém um repertório de espetáculos profissionais, em que se destacam “Camarim”, “Lepatoputz”, “Giles – o Barba Azul" e “Pequenas Grandes Memórias”. Em 2015, a Companhia fez seu primeiro trabalho internacional em Santiago, Chile, onde participou do Laboratório Plan B, dirigido pela russa Natacha Belova e pela chilena TitaIacobelli.  

Sobre os Fundadores
Leo Ortiz é ator e diretor teatral, tendo sua formação pelo Curso de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG e Arte Educador Licenciado pelo Curso de Graduação em Teatro da UFMG. 
Luciana Antunes é atriz e produtora teatral, formada pelo Centro de Cursos Teatrais de Araxá, tendo em seu currículo diversas produções e realizações de espetáculos e festivais de teatro nacionais e internacionais.  

Oficina CataCoisa– Turma 2
Ministrantes:Beth Cavalcanti e Deborah Engelender
Datas das aulas:19, 21, 26 e 28 de junho de 2017 (segundas e quartas-feiras)
Horário:das 13h30 às 17h30
Local: Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso
Público alvo: artesãs, professoras e interessadas em geral, com alguma experiência em artesanato
Nº vagas: 15(Haverá seleção)
Inscrições:de 01 a 12 de junho na Secretaria de Turismo e Cultura (no antigo FAPI)

Divulgação das selecionadas:Dia 13 de junho, no blog e facebook do projeto. As selecionadas também serão notificadas por e-mail/telefone.

Currículos
Beth Cavalcanti
Artista plástica, arte-educadora e ceramista, estudou Artes na Escola Guignard (UEMG) e Artes Aplicadas na UFSJ. Trabalha com diferentes tipos de suportes, como pintura em acrílica, colagens, esculturas, objetos com materiais recicláveis e cerâmica.Utiliza cores puras e pigmentos feitos com terras naturais. Seu atelier, instalado no Espaço Terra, em Tiradentes, é cercado por natureza e silêncio, onde encontra energia e inspiração para seu trabalho. Além de criar, promove oficinas e eventos artísticos, com possibilidade de hospedagem.

Deborah Engelender
Designer e arte-educadora, Deborah utiliza nas ilustrações, pinturas e em outros objetos que cria, técnicas e materiais provenientes de sua experiência com crianças. A transformação da matéria é a principal característica do seu trabalho.Recentemente, a artista incorporou a fotografia às aquarelas e colagens.Ao longo de quarenta anos, realizou exposições em Évora, (Portugal), no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Bragança Paulista e, ainda, em Tiradentes e São João del-Rei.

Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.

Mais informações
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556

Nenhum comentário:

Postar um comentário