terça-feira, 23 de maio de 2017

Oficina CataCoisa é encerrada com exposição de produtos das alunas


Nesta segunda-feira (22), a Oficina CataCoisa, que foi realizada ao longo dos meses de abril e maio e reuniu 20 mulheres, chegou ao final. Cada participante apresentou os produtos que criou, a partir de materiais reaproveitados e falou um pouco da experiência adquirida, em uma roda de conversa com todas as alunas e as instrutoras Beth Cavalcanti e Deborah Engelender, encerrando o evento com uma confraternização.

A oficina teve como objetivo desenvolver a criatividade, trabalhando com desenhos, pinturas, esculturas e construção de objetos com diversos materiais, valorizando o processo de criação e habilidades de cada aluna. A Dona Amélia Alves, que participou de todas as aulas da oficina, declarou que foi uma experiência muito boa, de muito companheirismo. "Aprendemos muito e pretendo dar continuidade a esse trabalho, aprimorando sempre mais. Agradeço muito ao projeto e às professoras, que foram muito atenciosas".


A professora Mary Labanca afirma que adorou participar da oficina “A Deborah e a Beth são pessoas geniais, com grande paciência e competência. Gostei muito e não quero parar por aqui não, porque a vida da gente é aprender sempre. Agradeço a Deus de nos permitir de vir aqui, nos encontrar e ainda vamos continuar”, declarou.

Para Margarida Guilherme, que participou e já compartilhou seus conhecimentos com o grupo da terceira idade com o qual ela trabalha, destaca que foi uma experiência excelente participar da oficina. “A gente aprende e reformula o que já sabe. Assim como eu falei na nossa reflexão, não existe nada velho, tudo serve para alguma coisa. A oficina foi uma troca de experiências e conhecimento, com grandes artistas plásticas. Eu sou uma artesã, que amo fazer o que faço e dividir com quem quer aprender. O saldo foi muito positivo”, afirmou.


As instrutoras da oficina, Beth e Deborah, declaram que foi muito gratificante ver o resultado da oficina. “Enquanto elas estavam produzindo, a gente sentia a interação entre elas e hoje pudemos ver o resultado desse trabalho, tanto fisicamente, como emocionalmente”, aponta Deborah. “Houve uma interação e um compartilhamento muito grande. O foco, desde o início, era aproveitar materiais descartados e trabalhar a criação e a criatividade. Hoje pudemos ver as diferenças de cada um e as possibilidades dos materiais. Todas se sentiram muito gratificadas pelo que foi vivenciado aqui e elas querendo continuar o trabalho”, emenda Beth, destacando que foi possível perceber o potencial de todas as mulheres, mostrando que esse trabalho de arte é fundamental como um modo de expressão, de criação e de se colocar no mundo, inclusive com a possibilidade de as mulheres ajudarem em casa economicamente.

Confira o vídeo, com depoimentos das alunas e das instrutoras:



A Oficina CataCoisa terá um segundo módulo em junho, voltado para artesãs de Barroso, tendo início no dia 19 .Quem tiver interesse em participar, pode se inscrever na Secretaria de Turismo e Cultura de Barroso (antigo Fapi).



Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.

Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556

2 comentários:

  1. Parabéns, o importante é isso, senso de grupo, tirando o idoso do isolamento.... Parabéns....!!

    ResponderExcluir
  2. Grupos, isolamentos não geram aprendizagem, as pessoas podem pemurtar conhecimentos, dividir, somar, incluir.....

    ResponderExcluir