terça-feira, 2 de maio de 2017

Oficina para construção de instrumentos musicais do Congado foi realizada em Barroso


Neste final de semana, o Projeto Cultura & Cidadania realizou, para 20 alunos em Barroso, a oficina para construção de instrumentos musicais do Congado. O objetivo da atividade foi oferecer conhecimentos teóricos e práticos para a construção de instrumentos de percussão tradicionalmente utilizados tradicionalmente pelo Reinado de Nossa Senhora do Rosário (conhecido também como Congado), como o Patangome, a Campanha (ou Gunga) e as Caixas de Congo.

A oficina, ministrada por Antônio Cassimiro das Dores Gasparino, Ricardo Casimiro Gasparino e Mamutte (Felipe Saldanha Odier), atraiu alunos de Tiradentes, Dores de Campos, Barbacena e São João del-Rei, além de integrantes da capoeira e do Congado barrosenses, artesãos e estudantes universitárias.

Para a aluna Carla Ribeiro, que é professora de maternal e de arte, o aprendizado foi muito importante. “Eu não sou do Congado e nunca havia tido contato com esse conhecimento, mas o que aprendi vai me ajudar a desenvolver esse tipo de cultura, que é muito rica, com meus alunos, conseguindo desenvolver o conhecimento sobre diferentes culturas”, declarou.

Para o senhor Inácio Francisco de Moura, os dois dias de oficina foram muito proveitosos. “Eu, como um dos representantes do Congado Nossa Senhora do Rosário, aqui de Barroso, gostei muito, fiquei muito satisfeito. Aprendemos a fazer instrumentos diversos e espero que nosso grupo leve esses conhecimentos para frente”, destacou.

O instrutor da oficina, Ricardo Casimiro, afirma que foi um curso muito gratificante. “A turma inteira veio empenhada em aprender e passar o conhecimento para frente”. Já o instrutor Antônio Cassimiro gostou do acolhimento e da forma como os alunos aprenderam. “Obrigado ao Projeto Cultura & Cidadania, que acreditou no nosso trabalho, para podermos disseminar nosso conhecimento para esses alunos”.

A oficina foi realizada no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Barroso, que é apoiadora do Projeto Cultura & Cidadania.


Cultura & Cidadania
O projeto Cultura & Cidadania é uma realização da Vitral Bureau Cultural, com patrocínio da LafargeHolcim por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e parceria cultural do Instituto Holcim, Prefeitura Municipal de Barroso, Câmara Municipal de Barroso, Rádio Liberdade FM, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso– ACIB.

Mais informações
culturaecidadaniabso.blogspot.com.br
www.facebook.com/CulturaeCidadaniaBso
culturaecidadaniabso@gmail.com
Telefone de contato: 32-98840-8668
Whatsapp: 31-98256-6556

Nenhum comentário:

Postar um comentário